DESCRIÇÃO
Antigo entreposto de comércio no centro histórico de Montemor-o-Novo, esta casa medieval compõe-se de 2 pisos e pátio. O projeto de reabilitação teve em conta a construção original, mas acrescentou as necessárias alterações para a tornar completamente confortável, ao nível do isolamento térmico e de proteção da humidade, comum nas construções desta época. As paredes têm um revestimento duplo. Todas as divisões têm ar condicionado. As janelas e portas têm vidros duplos com corte térmico.
Ao nível do rés-do-chão foram abertos vãos de modo a dar uma homogeneidade ao espaço tornando-o amplo e comum a todas as funções: zona de refeições, cozinha totalmente equipada, zona de estar e pátio. No piso superior, zona privada, há dois quartos e uma ampla casa de banho comum, hall com zona de estar e arrumos para roupas.
O pavimento de madeira é o original. Um dos quartos tem janela de sacada com vista para o castelo de Montemor e o outro tem a janela com vista para a cidade e os campos em redor. Alguns tectos mantêm a sua estrutura "chapéu de cardeal".
O pátio é de cariz mediterrânico, contíguo à zona de estar, rodeado por muros que o tornam íntimo e protegido.
A decoração esteve a cargo da empresa Cavalo de Pau, de Lisboa. Teve como preocupação manter o espírito do lugar, numa lógica contemporânea, utilizando peças originais de alta qualidade e valor estético, nomeadamente os tapetes étnicos, a pintura original de vários artistas contemporâneos, o mobiliário meticulosamente escolhido e os objetos de coleção.
Pronta a habitar, a moradia é vendida “chave na mão”, equipada e mobilada.